Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com período sanduíche na Corvinus University of Budapest, através do programa Ciências sem Fronteiras. É também mestre em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRRJ. Atualmente é doutoranda em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) onde é integrante do TREES - TRopical Ecosystems and Environmental Sciences lab. É coordenadora de pesquisas do coletivo Ressuscita São Gonçalo e integrante do @projetonatifica. Sua pesquisa atualmente é focada em incêndios florestais no Brasil, os fatores que o influenciam e seus impactos.
Thais Pereira de Medeiros Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro), modalidade licenciatura plena e bacharel com ênfase em Geoprocessamento e Análise Ambiental. Atualmente, é mestranda pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) no curso de Pós Graduação em Sensoriamento Remoto, sob orientação da Dra Liana Anderson. Thais faz parte do TREES - TRopical Ecosystems and Environmental Sciences lab. É bolsista CAPES de mestrado, atuando nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Ciências Ambientais e Mudanças Climáticas.
Poliana Domingos Ferro Poliana é formada em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO (2013), especialista em Geoprocessamento Ambiental pelo IFRO (2015), Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2021) e atualmente é doutoranda em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, sob orientação da Dra Liana O. Anderson. Poliana atuou na área de saneamento ambiental de 2013 a 2018, junto a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD e desde 2018 é docente da área de Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC.
Igor José Malfetoni Ferreira
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Participou como bolsista da CAPES em Graduação Sanduíche nos Estados Unidos pelo Programa Ciência sem Fronteiras em parceria com Mercer University, Macon - GA. Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Trabalhou como pesquisador assistente no projeto "Multi-Actor Adaptation Plan to cope with Forests under Increasing Risk of Extensive fires - MAP-FIRE". Atualmente, é bolsista CAPES no programa de doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Possui experiência na aplicação de ferramentas degeoprocessamento e produtos de sensoriamento remoto em estudos sobre Ecologia de Paisagem, conservação e manejo da biodiversidade, mudanças climáticas, dinâmica de florestas tropicais e seus serviços ecossistêmicos como biomassa florestal e estoque de carbono.
Alumni
Ana Carolina Pessôa - Concluído em 2022 Ana holds a degree in Biological Sciences – Ecology from Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). She was an exchange student at University of Montana – USA through the Brazilian program ‘Science Without Borders’. She earned her Master’s degree in Remote Sensing from National Institute for Space Research (INPE) in 2016. From 2016 to 2017, Ana works on the project ‘Tropical Deforestation and Economic Development’ (Research project – KLIMAFORSK, Norwegian Research Council – Project No: 230860/F10). The project is headed by Dr. Torfinn Harding and Dra. Liana Anderson. In March 2018, Ana started her PhD under Lian´s supervision in the Remote Sensing Department, INPE.
Nathália Carvalho - Concluído em 2022 Atualmente é doutoranda em Sensoriamento Remoto no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), sob orientação de Liana Anderson. Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2016) e Bióloga - Bacharelado (2014), pela mesma universidade. Atuou como Analista de Geoprocessamento na Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC), desenvolvendo atividades na área de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, em projetos de âmbito nacional.
Lucineide Pinheiro - Concluído em 2022 Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará(1992) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do amazonas(1998). É Professora Ajunto da Universidade Federal do Oeste do Pará. Atualmente é Doutoranda em Ciências Ambientais pela UFOPA, sob orientação do Dr Roberval Santos, e co-orientação da Dra Liana Anderson.
Celso Henrique Leite Silva Junior - Concluído em 2020 É Engenheiro Ambiental pela Universidade CEUMA-UniCEUMA (2014), Especialista em Geoprocessamento pela Universidade PUC Minas (2016). Concluiu o mestrado em 2018 no Departamento de Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (2016-2018), sob orientação do Dr Luiz Aragão e Dra Liana Anderson, e em março de 2018 iniciou o doutorado no mesmo local e com a mesma equipe. Foi bolsista do INPE, onde atuou em pesquisas relacionadas às queimadas na Amazônia utilizando dados de Sensoriamento Remoto. Foi estagiário em Geotecnologias no LabGeo da Embrapa Cocais (São Luís-MA), onde atuou no MACRO-ZEE do estado do Maranhão e no mapeamento de Babaçu. Atua em pesquisas e projetos nas seguintes linhas: Dinâmica do Uso e Cobertura da Terra, Queimadas em Ecossistemas Tropicais e Sensoriamento Remoto da Vegetação. Tem experiência em Gestão de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos, e também na aplicação das Geotecnologias nas Ciências Ambientais.
Ana Talita Galvão Freire - Concluído em 2021 É Engenharia Ambiental pela Universidade CEUMA (2016). Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: incêndios florestais, secas, impactos ambientais, planícies inundáveis e mudanças de uso e cobertura do solo. Foi bolsista de iniciação científica da FAPEMA (2015-2016) atuando na pesquisa da evolução das queimadas no estado do Maranhão. Atualmente é mestranda do curso de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação - PPGBC da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde estuda a ocorrência de incêndios florestais na Reserva Biológica do Gurupi sob a orientação do Dr. Guillaume Xavier Rousseau e coorientação da Dra. Liana Oighenstein Anderson.
Wesley Campanharo - Concluído em 2021 Sou Engenheiro Florestal formado pela Universidade do Espírito Santo (UFES), especialista em Agroecologia pela Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Mestre em Sensoriamento Remoto e Manejo de Bacias Hidrográficas pela UFES. Atualmente sou doutorando em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sob orientação da Dra Liana O. Anderson. Já atuei como consultor na área de Geoprocessamento para empresa de biocombustível, desempenhando trabalhos em: gestão, tratamento, processamento, análise e reprodução de dados geoespacias; desenvolvimento e implantação de modelos de dados geoespaciais e arquitetura de geoserviços com foco agrícola e ambiental; criação e manutenção de banco de dados; treinamento em ferramentas geoespaciais; suporte em análises de safra agrícola, planejamento e desempenho agrícola. Tenho experiencia em Manejo de Bacias Hidrográficas, Conservação da Natureza, Meteorologia Florestal e Sistema de Informações Geográficas.
Ana Larissa Freitas - Concluído em 2021 Sou Geógrafa, formada pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013-2017), com pesquisa desenvolvida com base na Análise Integrada da Paisagem e Metodologias Participativas em comunidades ribeirinhas da Amazônia Oriental, e estágio profissional na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (2015-2016) com o cadastro em Sistema de Informações Geográficas - SIG. Já atuei como Assessora Técnica junto à Agência do Meio Ambiente de Sobral/CE (2018), desenvolvendo atividades de licenciamento e fiscalização ambiental, além de formações em SIG. Atualmente sou mestranda em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciai (INPE) sob orientação da Dra. Liana O. Anderson.
Cândida Leite - Concluído em 2021 Atualmente é mestranda do Curso de Sensoriamento Remoto do INPE, sob supervisão de Liana Anderson. A pesquisa de Cândida esta associada ao projeto MAP-Fire. Cândida foi bolsista de Iniciação Científica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas em Desastres Naturais (CEMADEN), durante sua graduação do curso de Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santan, com estudo voltado a análise da tendência do deslocamento de manchas de áreas queimadas no Parque Nacional da Chapada Diamantina, com co-orientação dos Drs. Leonardo Bacelar Lima Santos e Washington de Jesus Sant'Anna da Franca-Rocha.
Marcelo Cardoso da Silva Bandoria- Concluído em 2020 Foi aluno de Mestradoo do Departamento de Sensoriamento Remoto do INPE, sob orientação da Dra. Laura Borma e Liana O. Anderson (2018-2020).
Possui graduação (Licenciatura Plena e Bacharelado) em Geografia pela Universidade de São Paulo. É especialista em Geoprocessamento pelo SENAC-SP.
Gabriel Bertani - Conluido em 2018 Foi aluno de Doutorado do Departamento de Sensoriamento Remoto do INPE, sob orientação da Dra. Liana O. Anderson (2015-2018). Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto. É Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE.
Thais Michele Rosan - Concluído em 2017 Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2014). Defendeu o Mestrado em março de 2017 pelo programa de pós-graduação em sensoriamento remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sob orientação da Dra Liana O. Anderson. Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Sensoriamento Remoto. Tenho interesse em pesquisas com ênfase em mudanças de cobertura da terra, áreas queimadas, emissões de carbono e vegetação secundária com foco em florestas tropicais.
Monique Maia -Concluído em 2015 sou Bióloga Marinha pela Universidade Santa Cecilia (UNISANTA - Santos/SP) e atualmente mestranda em Ecologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA - Manaus/AM). Tenho experiencia em estudos de Contaminação de cursos d´água e sedimentos (Analises Ecotoxicologicas), Educação Ambiental (Museu de Mineralogia) e participei de estudos de Ecologia de Paisagem voltados a Conservação da Mata Atlântica, grupos de Militância Ambiental (REJUMA; Núcleo em Defesa das Florestas, ambos Mata Atlântica). Atualmente faço minha pesquisa de mestrado com o foco em Dinâmica Florestal associada a condições edáficas e climáticas na Bacia Amazônica, sob a orientação de Dr Carlos Alberto Quesada e Dra Liana Anderson. Tenho interesse em pesquisas de Conservação de Biomas Florestais e Recursos (Solo e Água), Ciclagem de Nutrientes (Interação Solo, Planta e Ar), Mudanças Climáticas (Secas e Desertificação), Politicas Publicas (Estrategias de Conservação, Analises Espaciais, Ecologia e Interferência Antrópica em escala de Bacias Hidrográficas).
Fátima Lorena Benítez Ramírez - Concluído em 2015 Possui graduação em Engenharia Geográfica e Meio Ambiente - Escuela Politécnica del Ejercito - Ecuador (2009). É especialista em processamento de imagens de satelite no Ministerio del Ambiente (Ecuador). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica. Realizou o Mestrado em Sensoriamento Remoto no INPE, sob orientação do Dr Antonio Roberto Formagio e Dra Liana O. Anderson.
Wendeson Castro - Concluído em 2015 Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre-UFAC (2011). Atualmente está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC, onde desenvolve o mestrado sob orientação do Dr Cleber Salimon e Liana Anderson. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia ocidental, carbono, bambu (Guadua spp.), ecologia de ecossistemas, sucessão secundária e estrutura, regeneração e dinâmica de comunidades vegetais.
Roberto Tavares - Concluido em 2013 Possui graduação em ENGENHARIA FLORESTAL pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é engenheiro florestal - SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE DO ACRE. ,atuando principalmente no tema: gestão territorial e ambiental de terras indígenas. Concluiu o Mestrado em 2013, no curso de ecologia e manejo de recursos naturais da UFAC sob a orientação do Dr Foster Brown e Dra Liana Anderson.